Soluções Personalizadas

Além das formações, oferecemos soluções sob medida para apoiar a gestão e o desenvolvimento pedagógico.

Trabalhamos lado a lado com escolas na implementação de processos práticos e estratégicos, como:

Cada solução é desenhada com a realidade da escola em mente –
porque toda transformação começa com dados, escuta e ação.

Pesquisa com Estudantes

Escuta estruturada que ajuda a entender a experiência dos alunos e aprimorar as práticas pedagógicas.

Pesquisa de clima escolar

Diagnóstico preciso para compreender o ambiente de trabalho, melhorar a comunicação e orientar ações da gestão

Inclusão na Prática

Apoio na construção de processos inclusivos, com foco em acessibilidade, acolhimento e adaptação pedagógica.

NPS Educacional

Escuta ativa de famílias e estudantes para medir a satisfação e fortalecer vínculos.

NPS Educacional

NPS Educacional

Escuta ativa de famílias e estudantes para medir a satisfação e fortalecer vínculos.

Inclusão na Prática

Inclusão na Prática

Apoio na construção de processos inclusivos, com foco em acessibilidade, acolhimento e adaptação pedagógica.

Pesquisa de clima escolar

Pesquisa de clima escolar

Diagnóstico preciso para compreender o ambiente de trabalho, melhorar a comunicação e orientar ações da gestão.

Trilhas Educacionais

Trilhas Educacionais

Escuta estruturada que ajuda a entender a experiência dos alunos e aprimorar as práticas pedagógicas.

Pesquisa com Estudantes - Rede Aprendente

Pesquisa com estudantes

Escuta estruturada que ajuda a entender a experiência dos alunos e aprimorar as práticas pedagógicas.

Cursos e formações

Nossa proposta se baseia no lifelong learning, o aprendizado ao longo da vida. Valorizamos o desenvolvimento profissional contínuo, entendendo que aprender nunca é um ponto de chegada, mas um caminho permanente. Oferecemos formações que unem teoria, prática e inovação, sempre conectadas com os desafios reais da sala de aula e da gestão escolar.

Conheça nossas opções para montar sua trilha formativa personalizada!

1. Formação de Liderança no Contexto Educacional

“O papel do líder não é estar no comando, mas sim ser responsável pelas pessoas que são responsáveis pelo trabalho.” – Simon Sinek

A educação está mudando a passos largos, e os desafios enfrentados pelas escolas nunca foram tão grandes. Agora, mais do que nunca, precisamos de líderes que saibam como lidar com mudanças, desenvolver pessoas e criar ambientes de confiança, colaboração e inovação. Este é o momento de fortalecer sua liderança estratégica e humana para enfrentar os desafios que surgem todos os dias na escola.

Por que você não pode deixar passar esta oportunidade?

O papel do líder educacional vai muito além da gestão de processos – ele precisa ser capaz de desenvolver pessoas, superar resistências e guiar suas equipes em tempos de incerteza e transformação. Para isso, é necessário dominar ferramentas de gestão e técnicas de liderança que impactem positivamente os resultados da sua equipe e, consequentemente, da escola como um todo.

Neste workshop, você vai aprender a:

  • Compreender e gerenciar a curva da mudança: como lidar com resistências e conduzir sua equipe durante processos de transformação
  • Desenvolver pessoas: identificar e fortalecer os pontos fortes da sua equipe, criando um ambiente onde cada membro atinja seu máximo potencial
  • Aplicar ferramentas de gestão eficazes para criar um ambiente de confiança e colaboração
  • Liderar com perguntas poderosas: como engajar sua equipe e incentivá-la a alcançar resultados extraordinários
  • Dar e receber feedbacks assertivos, essenciais para o crescimento e desenvolvimento contínuo da equipe
  • Delegar com sabedoria: entender como alocar tarefas conforme o perfil de cada colaborador e maximizar a eficiência do time

Metodologia: Este workshop é uma experiência prática e transformadora. Serão realizadas dinâmicas interativas, reflexões individuais e em grupo, para que você possa aplicar as ferramentas e técnicas de maneira imediata e eficaz no seu contexto educacional. Será uma imersão com interação em tempo real para uma troca rica e colaborativa entre os participantes

Para quem é este workshop?

  • Gestores e líderes educacionais que desejam enfrentar os desafios do dia a dia com confiança e habilidades práticas
  • Líderes que entendem que o desenvolvimento de pessoas é a chave para uma educação transformadora
  • Educadores que buscam não apenas administrar, mas desenvolver sua equipe para alcançar resultados excepcionais

Se você quer ser um líder que transforma realidades, inspira sua equipe e é capaz de agir com agilidade frente aos desafios, este workshop é para você!

Não perca tempo. A transformação na educação precisa de líderes preparados!

2. Implementando Registros Significativos na Sala de Aula

Você já se deparou com a frustração de ver seus alunos desanimados com a hora do registro? Como educador, você sabe a importância dessa prática para a sistematização e fixação da aprendizagem, mas com as novas tecnologias e realidades da sala de aula, esse momento pode se tornar um grande desafio.

Neste workshop, vamos juntos transformar a experiência dos registros em uma ferramenta poderosa para o aprendizado! Mostraremos como ir além da simples cópia na lousa e criar registros diversificados e engajadores, que motivem seus alunos e facilitem a assimilação de conteúdos.

 

O que o participante vai aprender? 

  • Criar registros diferentes e interessantes para seus alunos.
  • Usar os registros para entender melhor o que seus alunos estão aprendendo.
  • Utilizar o momento do registro como diagnóstico de turma.
  • Utilizar rotinas de pensamento que proponham uma reflexão mais aprofundada.
  • Transformar os registros em um momento de reflexão sobre a aprendizagem.
  • Conhecer ferramentas para registros mais profundos.

Identificar os melhores momentos para usar diferentes tipos de registros.

3. Taxonomia de Bloom aplicada às habilidades da BNCC

“Quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.”

A taxonomia de Bloom, criada na década de 60, voltou à tona no cenário educacional quando o assunto é percurso de aprendizagem. Tão importante quanto saber onde se quer chegar, é saber traçar um caminho potente. A taxonomia de Bloom é uma das ferramentas que podem ser aplicadas para planejar experiências de aprendizagem eficientes e significativas.

 

Este workshop capacita o aprendente a compreender a Taxonomia de Bloom em seu eixo cognitivo e aplicá-la às habilidades propostas pela BNCC em todos os segmentos da educação básica.

 

Neste curso você vai desenvolver:

  • Compreensão da taxonomia de Bloom.
  • A taxonomia de Bloom como percurso de aprendizagem.
  • Análise de casos reais.
  • Relação entre a BNCC e a Taxonomia.
  • Aplicação a lógica da taxonomia às habilidades da BNCC.

 

O curso é uma experiência de aprendizagem, ou seja, serão desenvolvidas dinâmicas e reflexões, individuais e em grupo, nas quais o aprendente terá a oportunidade de vivenciar cada uma das ferramentas e aplicar, durante o curso, seus aprendizados. 100% de forma remota via ZOOM, ao vivo, com dinâmicas e interação entre os participantes.

 

Público-alvo:

Educadores, coordenadores de todos os segmentos da Educação Básica e profissionais que atuam com formação e desejam se aprofundar na aplicação da taxonomia de Bloom em seus percursos formativos.

4. Como planejar de acordo com a Taxonomia de Bloom?

A taxonomia de Bloom é uma estratégia que pode ser aplicada para planejar processos de aprendizagem eficientes e significativos. Este workshop capacita o aprendente a criar um percurso de aprendizagem (Sequência Didática) usando a Taxonomia de Bloom.

Você poderá planejar: aulas, projetos, sequência didática, reuniões, formação de professores, ou qualquer outra experiência de ensino aprendizagem que se aplique à sua realidade e contexto.

 

Neste curso você vai:

  • Relembrar os níveis da Taxonomia de Bloom no eixo cognitivo.
  • Compreender a taxonomia de Bloom como percurso de aprendizagem.
  • Análise de casos reais.
  • Matriz de criação de sequência didática com uso da taxonomia.
  • Criação de percursos de aprendizagem.
  • Feedback sobre o percurso criado por você de acordo com a sua realidade.

 

O curso é uma experiência de aprendizagem, ou seja, serão desenvolvidas dinâmicas e reflexões, individuais e em grupo, nas quais o aprendente terá a oportunidade de vivenciar cada uma das ferramentas e aplicar, durante o curso, seus aprendizados.

 

Público-alvo: Educadores, coordenadores de todos os segmentos da Educação Básica e profissionais que atuam com formação e desejam se aprofundar na aplicação da taxonomia de Bloom em seus percursos formativos.

 

5. Educação Infantil: Planejando projetos significativos

A Educação Infantil é um campo fértil para o desenvolvimento de experiências de aprendizagem. A BNCC trouxe novas possibilidades de trabalho com as crianças de 0 a 6 anos.  Com os Campos de Experiência, a BNCC propõe uma nova organização curricular e coloca a criança como centro do processo educativo.

Nessa formação iremos planejar do zero um projeto temático para todas as etapas da Educação Infantil, integrando todos os 6 Campos de Experiência. Você aprenderá, na prática e com novas ferramentas, para aplicar logo após a formação. Não é uma palestra! Nossa formação utiliza metodologias ativas e facilitação para sua jornada de aprendizagem.

Objetivo Geral

Capacitar educadores para planejar projetos pedagógicos na Educação Infantil utilizando o CANVAS EI, alinhado aos Campos de Experiência da BNCC, promovendo uma abordagem estruturada e reflexiva sobre o planejamento.

PÚBLICO ALVO: Professores e coordenadores da Educação Infantil que desejem aprender, de forma prática, a criar projetos temáticos para esse segmento.

6. Tornando o PEI uma realidade na sala de aula: Do olhar individual à prática inclusiva no EF

A Educação Infantil é um campo fértil para o desenvolvimento de experiências de aprendizagem. A BNCC trouxe novas possibilidades de trabalho com as crianças de 0 a 6 anos.  Com os Campos de Experiência, a BNCC propõe uma nova organização curricular e coloca a criança como centro do processo educativo.

Nessa formação iremos planejar do zero um projeto temático para todas as etapas da Educação Infantil, integrando todos os 6 Campos de Experiência. Você aprenderá, na prática e com novas ferramentas, para aplicar logo após a formação. Não é uma palestra! Nossa formação utiliza metodologias ativas e facilitação para sua jornada de aprendizagem.

Objetivo Geral

Capacitar educadores para planejar projetos pedagógicos na Educação Infantil utilizando o CANVAS EI, alinhado aos Campos de Experiência da BNCC, promovendo uma abordagem estruturada e reflexiva sobre o planejamento.

PÚBLICO ALVO: Professores e coordenadores da Educação Infantil que desejem aprender, de forma prática, a criar projetos temáticos para esse segmento.

7. Inclusão na Escola: um olhar jurídico e educacional

Você sabe quais são os aspectos legais e práticos na contratação e atendimento de alunos da Educação Especial? 

 

A inclusão escolar é um direito garantido por lei, mas sua implementação exige conhecimento jurídico e estratégias institucionais bem estruturadas. Neste encontro, vamos abordar os principais aspectos legais relacionados à inclusão, desde a contratação de profissionais de apoio até a organização dos processos escolares que garantem o direito à educação de alunos público-alvo da educação especial. Discutiremos a legislação vigente, boas práticas para escolas, desafios jurídicos e pedagógicos, além de estratégias para assegurar um ambiente verdadeiramente inclusivo.

 

Um curso para gestores que desejam liderar suas escolas com mais segurança e clareza.

8. Projetos: Design Thinking na sala de aula

A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original.” Albert Einstein

 

Certamente, você já ouviu falar em Aprendizagem baseada em projetos. A prática é desenvolvida dentro das metodologias ativas de ensino e também está ligada a um dos princípios da BNCC. Mas afinal, como funciona essa abordagem? A PBL integra diferentes conhecimentos e estimula o desenvolvimento de competências, como trabalho em equipe, protagonismo e pensamento crítico. Tudo começa com um problema ou questão que seja desafiadora, que não tenha resposta fácil e que estimule a imaginação.

Por onde começar? Como desenvolver esses projetos com/para os estudantes?

Esse, sem dúvida, é um tema complexo. Esse curso é uma introdução ao tema e já apresenta uma ferramenta que poderá ser utilizada por educadores e gestores logo após a conclusão do workshop:o duplo diamante. 

 

Este workshop capacita o aprendente a aplicar o Duplo Diamante, ferramenta para diversos projetos onde existe um problema complexo a ser resolvido. E, a partir daí, analisar como utilizá-lo como um percurso para a Aprendizagem Baseada em Problemas/Projetos. 

 

Neste curso você vai:

  • Compreender o que é Aprendizagem baseada em problemas.
  • Entender por que PROJETOS é a metodologia central da BNCC para todos os segmentos.
  • Conhecer e aplicar o Duplo Diamante do Design Thinking.
  • Compreender o Duplo diamante como percurso para estruturação de projetos educacionais.
  • Análise de casos reais.

 

Público-alvo: Educadores, coordenadores de todos os segmentos da Educação Básica e profissionais que atuam com formação e desejam se aprofundar na aprendizagem baseada em problemas e seus percursos formativos.

9. Vamos a campo? Como elaborar projetos e saídas pedagógicas enriquecedoras

Este curso foi pensado para gestores e educadores que desejam ressignificar as saídas pedagógicas, buscando transformar essa experiência em um processo de real protagonismo dos estudantes.

 

Para isso, vamos discutir e criar propostas pedagógicas de projetos que possam culminar em saídas pedagógicas significativas para o aprendizado dos alunos, implementando uma cultura escolar de investigação e estudo de campo.

Neste curso você vai:

  • Diferenciar passeios de saídas pedagógicas e eleger as melhores estratégias para seus alunos. 
  • Identificar através da escuta ativa dos estudantes, questões norteadoras de projetos.
  • Reconhecer possibilidades de saídas pedagógicas que potencializam a investigação real dos problemas levantados nos projetos. 
  • Sistematizar e justificar através da escrita a proposta de saída, traçando estratégias de avaliação do processo.

Público-alvo: Professores e gestores que pretendem desenvolver saídas pedagógicas mais significativas em sua escola.

10. Educação Especial na perspectiva inclusiva

Com a formação Educação Especial na perspectiva inclusiva, nosso objetivo é promover a conscientização, o conhecimento e as habilidades necessárias para a prática inclusiva no ambiente escolar.

Com práticas 100% interativas, proporcionamos um momento de trocas para os profissionais que atuam na linha de frente dos processos de educação especial/inclusão nas escolas. Nosso principal objetivo é aprofundar nossos conhecimentos e buscar possíveis caminhos para que possamos nos instrumentalizar e avançar no trabalho, além de esclarecer dúvidas de ordem prática. Trabalharemos com exemplos reais e planos concretos, aplicando a inclusão na prática. Embasamos nossas ações na teoria e no respaldo das instituições e dos profissionais, mas sempre vinculando a teoria à prática.

PÚBLICO-ALVO: Profissionais que atuam e fazem a gestão dos processos de inclusão (Educação Especial) na educação básica: Orientadores Pedagógicos, Coordenadores Pedagógicos, Professores, Profissionais de Apoio.

11. A cultura do diálogo e da NÃO VIOLÊNCIA no ambiente escolar

Toda violência é uma expressão trágica, de alguma necessidade que não está sendo atendida. A violência assim é fruto da escassez de recursos para lidar consigo, com o outro e com o mundo. 

O Diálogo e a Comunicação Não Violenta oferece caminhos para nos relacionarmos com nossos sentimentos e necessidades, e oferece recursos para lidarmos também com os sentimentos e necessidades dos outros. Assim, a CNV aparece também como uma potente ferramenta para se conectar com a equipe, com os estudantes, educadores e famílias. Na medida em que a escola incentiva uma cultura de diálogo sobre problemas e afetos em seu interior, mas também em casa e na rua, ela também adquire um carácter preventivo, porque permite acompanhar o desenvolvimento de cada sujeito em sua integralidade.  

Neste workshop você vai refletir sobre:

  • Mediação de conflitos.
  • Não precisamos resolver a violência com mais violência.
  • O espaço de diálogo na escola – ferramentas e possibilidades.
  • Escuta ativa
  • Comunicação Não-Violenta
  • Comunicação assertiva
  • e mais…

​Desenvolvemos com todo carinho e cuidado uma vivência sobre essas possibilidades por que acreditamos no poder da cocriação, do encontro e da compassividade entre as pessoas. Que seja uma jornada de aprendizado, evolução e diversão para todas e todos. 

“Uma Cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados:
a) No respeito à vida, no fim da violência e na promoção e prática da não violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação (…)”
Artigo 1º, da Declaração da ONU sobre uma Cultura de Paz, 1999.

12. Avaliação alinhada à Taxonomia de Bloom

“Professor, vai cair na prova? É pra copiar?”

Todo professor já ouviu essas perguntas! Muitas vezes, temos a ideia de que um estudante está ativo e participativo nas nossas aulas. Sabemos que os momentos de sala estão funcionando e conseguimos sentir os nossos estudantes progredindo. Mas então, chega o temido momento da avaliação!

  • Como podemos avaliar esse progresso que conseguimos ver tão claramente nas aulas? 
  • Como criar avaliações que verdadeiramente contemplem as habilidades que trabalhamos em nossos estudantes?
  • Como ter certeza que a nossa prova está mesmo verificando os conhecimentos da nossa sala?
  • Como podemos verificar todos os níveis da taxonomia em uma avaliação?

Avaliar não precisa ser uma ruptura do trabalho que é feito em sala de aula, mas somente mais uma etapa do processo de aprendizado do estudante.

Vamos avaliar?

Neste curso você vai:

  • Refletir sobre os processos de avaliação.
  • Compreender a avaliação como uma etapa da aprendizagem.
  • Análise de casos reais.
  • Prática de criação de questões e avaliações diversificadas.

Público-alvo: Educadores, coordenadores de todos os segmentos da Educação Básica e profissionais que atuam com formação e desejam saber mais sobre avaliação, criação de questões e avaliações diversificadas.

13. A quinta disciplina: a arte e a prática da organização que aprende

Uma mudança de mentalidade.

A QUINTA DISCIPLINA – A arte e a prática da organização que aprende. 

Esse workshop apresenta a teoria das 5 disciplinas das organizações aprendentes elaborada por Peter Senge. Propõe uma possibilidade de mudança de modelo mental nas equipes, times de trabalho ou organizações e a aplicação na realidade de cada participante.

Segundo Peter M. Senge não há nenhum grande segredo para tornar uma equipe bem-sucedida. Existem apenas cinco disciplinas que, quando postas em prática garantem o sucesso pleno e um crescimento vertiginoso. São elas:

  • Domínio Pessoal: é fundamental que empresa e funcionários estejam aptos e dispostos a aprender. Para tanto, é necessário o bem-estar físico e mental de todos.
  • Modelos Mentais: os paradigmas precisam ser bem-estabelecidos e compreendidos por todos, disso depende a manutenção da hierarquia.
  • Objetivos comuns: a visão do futuro de uma corporação precisa ser compartilhada, de forma que os objetivos comuns influenciem positivamente os objetivos pessoais.
  • Aprendizado em grupo: o todo não deve ser somente a soma das partes. Deve ser o alinhamento de esforços, como uma soma vetorial.
  • Pensamento Sistêmico: é preciso que haja integração entre essas quatro disciplinas. Sem isso, de nada vale o bom desempenho nas demais.

Neste curso você vai conhecer, compreender e aplicar os conceitos básicos do livro.

  • Conhecer as cinco disciplinas das organizações aprendentes.
  • Compreender como as nossas ações afetam a realidade.
  • Compreender processos de aprendizagem.
  • Relação entre teoria e prática para desenvolver visão sistêmica.
  • Criação de plano de ação para sua realidade.

Público Alvo:

Todas as pessoas interessadas em se aprofundar na teoria das 5 disciplinas das organizações aprendentes elaborada por Peter Senge. Gestores, líderes, educadores e profissionais que atuam em equipes colaborativas.

14. PDI como uma ferramenta de desenvolvimento e feedback: valorizando pessoas na escola

Este workshop tem como objetivo apoiar gestores escolares na construção e implementação de Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs) para seus colaboradores. Diante da alta rotatividade nas escolas, o PDI surge como uma ferramenta essencial para alinhar expectativas, identificar potencialidades e promover o crescimento contínuo da equipe.

Durante o encontro, os participantes compreenderão a importância de documentos norteadores, como o Descritivo de Função, e aprenderão a estruturar um plano de desenvolvimento alinhado às necessidades da instituição e do colaborador. Também serão discutidas estratégias para o feedback e revisão periódica do PDI, garantindo que ele seja uma ferramenta viva e eficaz.

Neste curso você vai:

  • Compreender o conceito e os objetivos de um Plano de Desenvolvimento Individual.
  • Identificar documentos norteadores para subsidiar a construção do PDI.
  • Elaborar um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) alinhado ao perfil e função do colaborador.
  • Estabelecer um plano de acompanhamento eficaz para o desenvolvimento contínuo.
  • Refletir sobre práticas de valorização e retenção de talentos na escola.

Público-alvo: Gestores escolares, coordenadores pedagógicos e diretores que desejam fortalecer a gestão de pessoas em suas unidades, com foco na retenção e no desenvolvimento estratégico de talentos (professores, estagiários, auxiliares, etc.).

Vem pra rede!

Junte-se a uma comunidade viva de educadores que compartilham experiências, desafios e soluções para transformar a educação.

Aqui, você encontrará:

  • Trocas reais com quem vive os desafios da educação no dia a dia;
  • Conteúdos exclusivos e inspiradores para fortalecer sua prática;
  • Acesso antecipado a eventos, ferramentas e formações;
  • Descontos para quem é da comunidade;
  • Um espaço seguro e acolhedor para aprender junto.

Se você acredita no poder da colaboração para transformar a escola, esse é o seu lugar.


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